Jornalismo Inês Marzano

Tuesday, March 23, 2010

Aécio Neves inaugura Museu das Minas e do Metal


Museu Minas e Metal é inaugurado por Eike Batista e Aécio Neves


O prédio da antiga Secretaria de Educação, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, sediou ontem (22/03) a inauguração do Museu das Minas e do Metal EBX pelo governador Aécio Neves e pelo diretor-presidente da EBX, Eike Batista . Com Acervo virtual, imagens cenográficas fortes, efeitos holográficos (miragens), atrações interativas e projeto educativo inovador, o MMM está no roteiro dos mais modernos do mundo, uma parceira da EBX Investimentos com o governo de Minas Gerais.
Em seu pronunciamento, o governador de Minas Gerais agradeceu a todos os envolvidos no projeto como os engenheiros técnicos, artesãos e arquitetos entre outros. Segundo Aécio, Minas deve valorizar a sua grandeza e sua história, pois o museu prepara para receber muitos visitantes apaixonados por Minas Gerais, e está no circuito internacional com grande estrutura numa das mais ricas edificações do início da construção de Belo Horizonte.
. "Triste é o povo que não conhece a sua história, muito mais difícil de prosseguir", declarou. “Hoje, portanto, é mais um compromisso assumido, mais um passo do nosso Circuito da Liberdade, no qual no começo, infelizmente, muitos não acreditavam e muitos colocaram obstáculos. Mas hoje essa praça é absolutamente de todos pela sua grandiosidade, pelo que ela representa”, disse Aécio Neves. "O céu é o limite", finalizou.
Já Eike Batista agradeceu a parceria de sua empresa com o Governo do Estado na construção do Museu das Minas e Metais e declarou ser uma forma de demonstrar toda a sua gratidão por Minas Gerais, seu estado natal. “Fizemos uma Parceria Público-Privada com o Governo de Minas e nasceu esse lindo museu. Devemos muito à visão do governador Aécio Neves, que fez dessa praça um espaço de eventos públicos. Sou mineiro e me orgulho muito disso. Esse museu é uma maneira de retribuir ao Estado de Minas Gerais tudo que ele me deu, principalmente a educação”, disse.
“O Museu das Minas e do Metal é um presente para os mineiros”, resume o presidente do grupo EBX, com o apoio do pai, Eliezer Batista: “Somos um museu do futuro, interativo, voltado para o conhecimento”, concluiu.
Muitos convidados ilustres participaram do evento, como o ex-ministro Eliezer Batista, Francelino Pereira, e o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, representando a família real portuguesa. O investimento é de R$ 25 milhões, num projeto ousado: adequar um prédio do final do século XIX e tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) às necessidades de um museu contemporâneo, que ocupa 6 mil m², com 18 salas de exposição e cerca de 50 atrações em 3D e 2D.
Conforme o gerente executivo do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e secretário adjunto de cultura, Estevao Rocha Fiúza, a expectativa é a melhor possível. Pelo bom uso da administração e recuperação do patrimônio, além da aproximação da cultura e do conhecimento, através de uma ação educativa. "Haverá democratização do espaço, na qual as pessoas terão livre acesso, antes ocupado somente por funcionários públicos", afirmou.
São parceiros do governo de Minas em outros equipamentos culturais do Circuito Cultural Praça da Liberdade o Banco do Brasil (Centro Cultural Banco do Brasil), a TIM/UFMG (Espaço do Conhecimento) e a Vale (Memorial Minas Gerais/Vale). As visitas serão abertas ao público em meados de abril. Vale a pena conferir este maravilhoso espaço da capital belorizontina!

Para ver as fotos da cobertura clique aqui


Por Inês Marzano

0 Comments:

Post a Comment

<< Home