Jornalismo Inês Marzano

Thursday, November 20, 2014

Arquitetura, decoração e design de interiores

Congresso da inovação em decoração e design AMIDE 2014

A 10ª edição do Premio Amide apresenta as novidades do setor de decoração e revela os profissionais de destaque na área de design de interiores e arquitetura em Minas

Ilustríssimo, 18/11/2014
Por Inês Marzano
Aa
Grandes nomes da decoração, design de interiores e arquitetura se  reuniram na capital mineira entre os dias 18 e 19 de novembro no Congresso da Inovação em Decoração e Design e o Premio Amide de Decoração. O evento foi sediado no espaço Ilustríssimo, que foi  contemplado com  requinte nos ambientes e muita criatividade nos detalhes.
 
Muito mais do que uma questão estética, a decoração de interiores é um meio de trazer conforto e praticidade para dentro de casa. No ano em que completa uma década, esses dois eventos tiveram muito a comemorar em grande estilo: profissionais e estudiosos discutiram e apresentaram palestras sobre os assuntos relevantes do segmento. 
 
O encontro entre profissionais de todo o Brasil, revelou talentos e ofereceu possibilidades de alto nível com discussões e debates do setor de decoração, design e arquitetura.
 
Conforme a presidente da Associação Mineira de Decoradores de Nivel Superior (Amide), Laura Rabe, a inovação é sempre o foco principal.   “Todos os anos promovemos esse encontro para fomentar o mercado nacional e agregar novas experiências para o público. As novidades têm lugar de destaque, o que deixa o evento ainda mais interessante”, afirma.
 
Com a programação especialmente pensada para os profissionais da área, no congresso compareceram  arquitetos, decoradores, designs e estudantes. No dia 18, terça-feira, as atividades  iniciaram às 09 horas, com palestras e discussões de Bernardo Farkasvolgyi (A Arquitetura na Era Digital), Denise Eler (Diálogos com o Futuro: Inovação e Design), David Guerra (Design do Afeto), Angela Roldão (A Marca da Identidade), Teodomiro Diniz (As Novidades na Regulação Urbana), Andréa Tristão (Projetos para Pequenas e Micro Empresas) e o jornalista e critico econômico Arnaldo Jabour (Brasil, presente e futuro). 
 
No debate entre Teodomiro Diniz, Andréa Tristão e David Guerra  foi enfatizada a tendencia de espaços cada vez menores no design de interiores. " A tendencia dos loft's no Brasil se dá devido ao custo e qualidade de vida", afirmou Teodomiro. "O Brasil deve rever a visão dos pequenos espaços através de boas ideias", completa David.
 
O comentarista e escritor Arnaldo Jabour  fez uma panorâmica polemica  das relações entre poder e sociedade desde a colonização. "A globalização da economia mudou o conceito de patrimonialismo, e, alguns defeitos sociais que impediam o desenvolvimento", disse. "Embora o Brasil possa parecer estar em anestesia, temos que conscientizar que fazemos parte desta pátria, não como espectadores ou comentaristas apenas. Vivemos uma revolução extraordinária no mundo que é a digital, com nível de informação absoluto que provoca reflexões e  ações nas mentes", pontua. 
 
Já no dia 19, quarta-feira, as palestras também começaram  às 09 horas, com  destaques variados. Para começar o dia, a palestra foi de Hugo França, conhecido por reaproveitar resíduos florestais para a produção de esculturas mobiliárias, seguido da blogueira Cris Guerra (Inspiração), o arquiteto Pedro Lázaro (Interfaces: Arquitetura x Moda) e Morten Georgsen (Design Dinamarquês, um grande case de sucesso).
 
Para o Prêmio Amide de Decoração,   que   também ocorreu no Espaço Ilustríssimo num jantar  a partir das 20:30 horas , foram premiadas quatro categorias: casas, apartamentos, ambientes comerciais e mostras de decoração. 
 
Fotos: Lúcia Marzano
 
Para acessar o site do BH Eventos clique aqui
 

Imagens

Image_01 Image_02 Image_03 Image_04 Image_05 Image_06 Image_07 Image_08 Image_09 Image_10 Image_11 Image_12 Image_13 Image_14 Image_16 Image_17 Image_18 Image_19 Image_20 Image_21 Image_22 Image_23 Image_24 Image_25 Image_27 Image_28 Image_29 Image_30 Image_31 Image_32


0 Comments:

Post a Comment

<< Home