Jornalista Inês Marzano

Saturday, November 29, 2014

Faculdade da Maturidade

Programa da Maturidade Estácio de Sá BH apresenta as produções do semestre letivo 2014

Auditório da Estácio Campos Prado, 28/11/2014
Por Inês Marzano
Ines_2
Foram três dias de surpresas e alegria para alunos, professores e convidados nas apresentações de final de semestre do Programa da Maturidade do Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá BH. O evento ocorreu entre os dias 24, 26 e 28/11 (segunda, quarta e sexta respectivamente) e foi sediado no auditório do Campus Prado BH.

Em clima de total descontração e criatividade os alunos  das disciplinas ligadas à arte puderam mostrar para aos espectadores o melhor das produções do semestre. Na programação estavam as apresentações tradicionais de peças teatrais com o professor Isaque Ribeiro, danças com as professoras Bella Lyra e Flávia Viglioni, Tai-chi-chuan com o professor Vicente Medeiros, coral com o professor Eduardo Fonseca, vídeos de trabalhos artísticos e muito mais.

O evento contou simultaneamente com uma mostra de artesanato, nos corredores da faculdade, apresentando trabalhos manuais de alunos e da professora Virgínia. Entre as peças produzidas pelos alunos estavam quadros, livros, enfeites, panos de pratos, bonecas, etc. As peças foram vendidas por preços acessíveis, oportunizando as compras de presentes e lembrancinhas de fim de ano.

Conforme a coordenadora de Pesquisa e Extensão Paula Almeida o Programa da Maturidade é um projeto de extensão que tem se preocupado em cumprir com a sua responsabilidade social, disponibilizando ao público externo os conhecimentos produzidos nas atividades de ensino e pesquisa. "Atualmente, a longevidade ocasionou um aumento dessas pessoas, muitas são ativas, independentes e possuem motivação para o envolvimento social", disse.
"Para atender as exigências desse público, que têm suas especificidades, são elaboradas atividades multidisciplinares que proporcionam bem-estar, saúde, conhecimento, cultura, lazer e relacionamento interpessoal, além de possibilitar a inclusão digital", afirma Paula.

Já na sexta-feira e ultimo dia do evento, além das apresentações de teatro e dança, os alunos da feirinha de artesanato fizeram um 'Black  Friday" com descontos especiais. Para a aluna e idealizadora da mostra Maria  Elizabeth Nunes de Lima a principal motivação foi o encontro com varios colegas que fazem seus trabalhos manuais como terapia. "Este espaço permitiu a visibilidade da produção dos alunos do programa e propiciou vendas para novos materiais", concluiu Elizabeth que também é artesã e psicóloga.

No fechamento houve sorteios e um delicioso lanche oferecido pela diretoria e setor de eventos da faculdade.


O Programa

O Programa da Maturidade do Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte é considerado o melhor do Brasil. Há uma década alunos e professores estreitam laços de amizades  e aprendem reciprocamente. A inclusão social é absoluta, sendo já conhecido e indicado por médicos e psicólogos da capital mineira. Após ingressar no Programa da Maturidade  muitos alunos abandonaram seus antidepressivos, diante de uma  aposentadoria, viuvez ou situações diversas.

Atualmente são oferecidas aproximadamente 50 disciplinas a gosto do aluno e disponibilidade de horário.  O objetivo do curso é ampliar o conhecimento geral das pessoas maiores de 50 anos de idade, independente da formação profissional. Ainda não houve formatura devido ao fato dos estudantes não desejarem sair da faculdade, que sempre agregam valores à identidade do programa. Todos os alunos se identificam com suas respectivas áreas  de interesse, seja nas artes, danças,  teóricas, línguas estrangeiras, musica,  ou informática. Os professores possuem formação  e qualificação no ensino superior, sendo  reconhecidos profissionalmente no mercado de trabalho.

Um grande numero de alunos já participaram fora do ambiente acadêmico com  exposições individuais e coletivas de artes, espetáculos de dança, seminários  e intercambio cultural. Além das salas de aula, infra estrutura do campus  como os laboratórios e lanchonete, o curso oferece aos alunos viagens diversas em várias cidades nacionais e internacionais.

Esta historia de sucesso se dá em virtude de um trabalho em equipe da diretoria, coordenação, corpo docente e discente. A localização do centro universitário  é privilegiada por estar em frente ao Batalhão da Policia Militar e ser de fácil acesso no Bairro Prado.  Já o estacionamento do campus  é uma comodidade para os alunos, sendo que muitos deles usam também  o transporte coletivo com segurança e praticidade, uma vez que existem diversas linhas de ônibus no quarteirão da Estácio de Sá BH.
 
Fotos: Inês Marzano

Imagens

Image_1 Image_4 Image_11 Image_8 Image_14 Image_17 Image_21 Image_24 Image_27 Image_2 Image_3 Image_5 Image_6 Image_7 Image_9 Image_10 Image_12 Image_13 Image_15 Image_16 Image_18 Image_19 Image_20 Image_22 Image_23 Image_25 Image_26 Image_28 Image_29 Image_30 Image_31 Image_32 Image_33 Image_35 Image_36 Image_38

0 Comments:

Post a Comment

<< Home