Jornalista Inês Marzano

Friday, June 17, 2016

Design de produto

Mostra Casa Cor 100% Minas apresenta destaques do design mineiro

Casa Guaja, 14/06/2016
Por Inês Marzano
Corr
Aconteceu na manhã desta terça-feira (14/06) um brunch para a imprensa em ação dos 22 anos  CASA COR MINAS. A proposta  é apresentar ao público um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido por profissionais mineiros que se destacam no design.

O evento ocorreu no espaço da Casa Guaja, onde foram expostas as novidades do design mineiro.

 A CASA COR foi uma das iniciativas  responsáveis por promover este encontro entre criadores e consumidores, estreitando laços, valorizando a produção contemporânea e abrindo mercado para o setor. Desta forma, inúmeros profissionais da área conseguiram se estabelecer e progredir neste segmento, conquistando cada vez mais reconhecimento por meio de seus trabalhos autorais.  

O consumo de design de qualidade tem crescido vertiginosamente, não apenas por questões estéticas, mas também por propor novas alternativas e conceitos para produtos que são nossos aliados no dia-a-dia.  As pessoas estão buscando criações que se destaquem cada vez mais pela qualidade, mas também pela utilidade, beleza, durabilidade, ergonomia e praticidade.

Conforme o diretor da Casa Cor Minas João Grillo, a valorização do design local vem crescendo paulatinamente. "Se antes o consumidor buscava no exterior qualidade e requinte, hoje o setor exporta produtos", disse.

Diversidade, originalidade e qualidade
A seleção das marcas que integram a mostra contempla tanto jovens profissionais quanto nomes já estabelecidos e de grande reconhecimento no mercado. Em comum, todos seguem a linha do design autoral, inovador e puramente mineiro. Há seis anos à frente da Anagrama, escritório de comunicação especializado em design, arquitetura e decoração e já parceira de trabalho da CASA COR Minas, Mônica Boscarino é uma das curadoras da mostra ao lado de João Elias, que está há três anos à frente da Art Store Espaço 670. ”Fizemos uma seleção de peças de designers que possuem um forte traço autoral e que estão começando, muitas vezes produzindo em baixa escala em seu próprio ateliê. Mas para mostrar a diversidade e expressividade do que é feito em Minas, haverá também peças de designers que já possuem uma trajetória mais consolidada e que coincidentemente, estão lançando produtos neste momento”, explica Mônica. 

De acordo com João Elias, a mostra promove um diálogo entre o mobiliário conceitual e as formas mais tradicionais. “Sempre me interessei pelo design que é feito com materiais inusitados e por peças conceituais. Mas também tem um grupo jovem que trabalha com uma proposta mais tradicional, usando muita madeira, por exemplo”, afirma. João  também ressalta a diversidade, expressividade e qualidade que estão presentes nas peças escolhidas. "Alem  de assinaturas fortes, são originais e bem executadas, com acabamento impecável", conclui.

Fotos: Lúcia Marzano
 

Imagens

0102030405081006121314151611171920211212213214215


0 Comments:

Post a Comment

<< Home